Na tarde deste sábado (20), a Guarda Civil Municipal (GCM) prendeu um homem por furto qualificado, no bairro São Manoel, em Americana (SP). O caso aconteceu na Avenida Pascoal Ardito, após o criminoso invadir a Igreja Católica São José Operário e subtrair diversos itens do interior do templo.
A ocorrência teve início após o Centro de Segurança Integrada (CSI) ser informado pela empresa de alarme e monitoramento Vecon Segurança, que flagrou a ação criminosa por meio das câmeras do sistema, onde um homem após estourar o vidros da igreja adentrou para cometer delitos. As equipes da GCM foram acionadas e, com apoio de outras viaturas, se dirigiram ao local.

Durante o deslocamento, os agentes receberam as características do invasor, que estava sendo seguido por um representante da empresa de segurança em seu carro particular. Ao ser localizado, o homem tentou fugir a pé pelas ruas próximas, sendo perseguido pela equipe da GCM e pelo solicitante.
Na tentativa de contê-lo, o solicitante conseguiu alcançar o criminoso, momento em que ambos caíram ao solo. O homem foi detido em seguida pelos guardas municipais e algemado devido à resistência e à tentativa de fuga. O solicitante sofreu escoriações no braço e o detido apresentava lesões no rosto.
Com o homem foi encontrada uma bolsa nas cores preta e vermelha, contendo 18 latas de cerveja Império, 5 latas de refrigerante Coca-Cola, uma Bíblia, um pingente e um celular da marca LG. Todo o furto de bebidas e objetos em igreja foi confirmado por representantes.
Após ser levado para atendimento médico, o homem foi conduzido à Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde a autoridade policial de plantão ratificou a prisão em flagrante. A perícia foi acionada para avaliar os danos na porta da igreja. O suspeito permaneceu preso e à disposição da Justiça.