Na tarde desta segunda-feira (1º), o 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) prendeu dois criminosos e conduziu um terceiro por uso de drogas, no bairro Jardim das Palmeiras, um preso por tráfico de drogas em Nova Odessa (SP). A ação ocorreu em uma residência da Rua das Acácias, endereço já conhecido nos meios policiais pela persistência ponto de venda de drogas.
Durante patrulhamento de Ações Especiais de Polícia pela região, a equipe passou em frente ao imóvel e percebeu um homem de 34 anos recebendo algo pelo portão da casa. Ao notar a aproximação da viatura do BAEP, ele tentou disfarçar, mas foi abordado imediatamente. Na revista pessoal, os policiais encontraram uma porção de cocaína, um cigarro de maconha e R$ 15,00 em dinheiro, valores compatíveis com a compra de pequena quantidade de droga.
Enquanto a primeira abordagem era feita, um homem de 58 anos, apontado como responsável por realizar a entrega da droga pelo portão, correu pelo corredor em direção aos fundos da residência. Ele estava junto de um terceiro homem, de 36 anos, que carregava uma pochete rosa. Este último tentou arremessar o acessório sobre o telhado para esconder o material, porém não conseguiu, e ambos foram alcançados e detidos pela equipe do BAEP.
Dentro da pochete rosa havia grande quantidade de drogas já fracionados e prontos para venda, reforçando a atuação da casa como ponto ativo de tráfico de drogas. Na sequência, os policiais iniciaram varredura detalhada no imóvel com apoio do cão policial DEXTER, treinado para localizar drogas. O animal indicou locais específicos com odor de drogas, direcionando as buscas para o quarto da residência.
No cômodo, os policiais localizaram uma sacola com mais porções de drogas embaladas para comercialização, além de uma balança de precisão, uma máquina de cartões e um sistema de monitoramento composto por monitor e gravador de vídeo. As câmeras filmavam o fluxo de compradores, as transações realizadas na porta da casa e, inclusive, toda a movimentação da ação policial durante o flagrante de tráfico de drogas.
Ao ser questionado, o homem de 34 anos afirmou que estava no local para comprar drogas e confirmou que os dois mais velhos seriam os responsáveis pela venda das drogas. Já os criminosos apontados como traficantes permaneceram em silêncio ou apresentaram versões que não afastaram a responsabilidade pelo material apreendido, segundo o relato da ocorrência.
Ao todo, foram apreendidos 61 porções de dray (0,053 kg), 66 porções de skunk (0,059 kg), 30 pedras de crack (0,019 kg) e 221 porções de cocaína (0,256 kg), além de R$ 367,00 em dinheiro. Também ficaram retidos um monitor, um gravador de imagens, uma máquina de cartão, uma balança de precisão e um aparelho celular, todos ligados à rotina de venda e controle do tráfico de drogas na residência.
Os três homens foram conduzidos ao Plantão Policial de Nova Odessa (SP). Na Delegacia de Polícia, a autoridade de polícia judiciária analisou o flagrante, confirmou as informações levadas pelo BAEP e lavrou o Auto de Prisão em Flagrante para os responsáveis pela comercialização dos entorpecentes. O comprador foi apresentado como usuário, ouvido e permaneceu à disposição da Justiça conforme determinação da autoridade. A ação do 10º BAEP reforça as operações de combate ao tráfico de drogas no município de Nova Odessa.














