Um homem de 36 anos, apontado como armeiro do Comando Vermelho, foi preso em Rio Claro (SP) na manhã de quarta-feira (30) durante uma operação conjunta entre o GAECO de Piracicaba e o 10° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) da Polícia Militar. A ação foi deflagrada para cumprir mandado de busca e apreensão contra um integrante da facção criminosa que atua na região.
As equipes se dirigiram até uma residência localizada no bairro Jardim Brasília, e, diante da recusa de acesso ao imóvel, foi necessário o uso de força para ingresso. O alvo da operação foi localizado na casa dos fundos, acompanhado de sua filha menor de idade. Após informá-lo sobre a diligência, foram iniciadas as buscas no local.
No quarto do investigado foram localizados dois aparelhos celulares, uma espingarda calibre 12GA e uma caixa de pistola CZ. Já na sala da residência, escondidas atrás do sofá, estavam duas pistolas, sendo uma Kel-Tec PMR-30 calibre .22 Magnum com 61 munições distribuídas em três carregadores, e uma CZ P-09 calibre 9mm com 30 munições em dois carregadores. Dentro do sofá havia ainda uma carabina Taurus CTT40 calibre .40 S&W, com cinco carregadores, além de 158 munições do mesmo calibre, 62 munições calibre 5,56×45, 21 munições calibre .380 ACP, 13 munições 9mm, duas munições calibre 12GA, um carregador de fuzil calibre 5,56×45, balaclavas e vestuário tático.
No forro da residência, os policiais localizaram um tijolo de maconha (1,064 kg), substâncias aparentando ser cocaína (0,093 kg) e pasta base (0,013 kg), além de duas balanças de precisão, plástico filme e uma bolsa com roupas. A esposa do preso compareceu ao local e afirmou que o marido é CAC (Caçador, Atirador e Colecionador), mas que não sabia da existência dos materiais apreendidos. O veículo Honda Civic do investigado, localizado em uma oficina, foi apreendido por suspeita de uso no transporte das armas e drogas.
Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão por posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, com uso de algemas por risco de fuga. Após exames médicos, foi encaminhado ao Plantão Policial, onde permaneceu recolhido e à disposição da Justiça.
Fique por dentro das notícias do Policial Padrão em primeira mão: entre agora no nosso canal no WhatsApp e acompanhe tudo em tempo real.