Na manhã desta segunda-feira (20), a Polícia Civil (PC), por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana (SP), realizou uma operação de fiscalização em um comércio localizado na Rua Monte Castelo, número 1193, em Cosmópolis (SP), onde foram encontradas grandes quantidades de produtos impróprios para consumo.
A ação foi deflagrada após diversas denúncias anônimas indicarem que no local, uma adega, estariam sendo comercializadas bebidas alcoólicas e alimentos fora do prazo de validade.
Durante a diligência, os policiais civis foram recebidos pelo proprietário do estabelecimento, que franqueou a entrada da equipe.
Durante a vistoria, os agentes constataram que centenas de garrafas de cerveja estavam vencidas, somando 509 litros de cervejas impróprias para o consumo. Também foram encontrados 44 litros de destilados, 14 condimentos, 52 saquinhos de sucos sólidos tipo TANG e 32 quilos de carne bovina sem procedência, marca ou data de validade.
A Vigilância Sanitária foi acionada e realizou o descarte imediato de todos os produtos que apresentavam risco à saúde pública, recolhendo amostras que foram encaminhadas ao Instituto de Criminalística para análise técnica.
O comerciante, um homem de 50 anos, foi conduzido à sede da DIG de Americana, onde a autoridade policial determinou a prisão em flagrante por crime contra a relação de consumo, conforme apreendido impróprios para consumo prevê o artigo 7º, inciso IX, da Lei nº 8.137/90.