Na manhã desta terça-feira (29), a Guarda Civil Municipal (GCM) apreendeu dois adolescentes pela prática de ato infracional análogo ao tráfico de drogas, no final da Rua Thiago de Azevedo dos Santos, próximo ao CIEP Carmelina Pelegrino Cervone, em Santa Bárbara d’Oeste (SP).
Durante patrulhamento preventivo, a equipe da GCM visualizou os dois adolescentes trocando objetos suspeitos em uma área de descarte irregular. No momento em que a viatura se aproximou, uma pessoa não identificada gritou em voz alta “Moio, moio!”, o que fez com que os suspeitos corressem em fuga. A equipe iniciou o acompanhamento a pé, mantendo contato visual com os dois, que foram detidos cerca de 15 metros à frente.
No momento da detenção, um dos adolescentes declarou espontaneamente: “Perdi, perdi, perdi”. Durante busca pessoal, ele foi encontrado com uma embalagem plástica contendo 78 porções de crack e 70 de cocaína. O adolescente confessou que estava praticando tráfico de drogas e que permaneceria na atividade até às 20h, afirmando ainda que os entorpecentes haviam sido entregues pelo segundo adolescente apreendido.
Com o outro menor, os guardas encontraram a quantia de R$ 140,00. Questionado, ele afirmou que havia comercializado drogas das 19h do dia anterior até as 7h da manhã, e que repassaria as drogas e o “horário” ao comparsa.
Diante dos fatos, foi necessário o uso de algemas para evitar fuga e garantir a segurança da ocorrência. Ambos foram levados até suas respectivas residências para que os responsáveis legais fossem cientificados e apresentassem documentos. A prima de um deles e a mãe do outro acompanharam os menores até o 2º Distrito Policial da cidade.
A autoridade de plantão determinou a lavratura do ato infracional por tráfico de drogas. Os adolescentes foram liberados aos cuidados dos responsáveis e deverão se apresentar futuramente à Vara da Infância. As drogas e o dinheiro foram apreendidos.