Na manhã desta segunda-feira (8), a Polícia Civil (PC) prendeu um homem investigado pelo roubo de obras de arte ocorrido na Biblioteca Mário de Andrade, na região da República em São Paulo (SP). Ele foi localizado no centro da cidade após trabalho de inteligência conduzido pelas equipes responsáveis pelo caso.
Segundo a corporação, o criminoso foi identificado por meio da análise das câmeras de segurança que registraram a ação criminosa no domingo (7). As imagens captadas pelo programa Muralha Paulista permitiram rastrear seus deslocamentos e direcionar as diligências até seu paradeiro.
A prisão foi realizada por equipes da 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco), que permanecem nas ruas em busca das obras levadas e do segundo participante do crime, que ainda não foi localizado.
O crime de roubo de obras de arte chamou atenção pela ousadia. A dupla invadiu a Biblioteca Mário de Andrade — maior biblioteca pública do país — rendeu um vigilante e um casal de idosos e colocou documentos e oito quadros em uma sacola de lona antes de fugir pela saída principal do prédio.
A Polícia Militar foi acionada logo após o crime e realizou buscas pela região central, mas não encontrou os autores naquele momento. O caso foi registrado no 2º Distrito Policial, no Bom Retiro, e posteriormente repassado à 1ª Cerco, que prosseguiu com a investigação até chegar ao criminoso detido nesta segunda-feira.
O homem preso foi encaminhado à delegacia, onde permanece à disposição da autoridade policial. As buscas seguem intensificadas para recuperar as obras e localizar o segundo envolvido no roubo de obras de arte.














