Na terça-feira (26), a Polícia Civil (PC) apreendeu mais de duas toneladas de cobre durante a terceira fase da Operação Cegueira, que teve como objetivo desmantelar redes de receptação de metais na região de São José do Rio Preto (SP). A ação resultou ainda na prisão de quatro pessoas em flagrante.
As equipes policiais cumpriram 89 ordens de vistoria e três de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais suspeitos de negociar metais sem comprovação de origem. Durante as diligências, além do cobre, foram recolhidos 15 quilos de alumínio, além de notas e documentos que devem auxiliar no avanço das investigações.
Ao todo, participaram da operação 248 policiais civis, que também contaram com apoio de empresas de telefonia. Segundo a corporação, as fases anteriores da operação já haviam contribuído para a redução de furtos de fios na região, gerando reflexos positivos na segurança.
Após serem informados sobre a proibição de comercializar metais sem comprovação de origem, os suspeitos foram encaminhados à sede do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 5 (Deinter-5), em São José do Rio Preto. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos.