Na noite desta quinta-feira (7), o Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) prendeu dois homens por maus-tratos e transporte ilegal de macacos-prego, animais silvestres, durante a Operação Hércules Criminal, na Rodovia Anhanguera (SP-330), altura do km 117, sentido sul, em Nova Odessa (SP).
A equipe realizava fiscalização na praça de pedágio quando abordou um Ford Ecosport ocupado por dois homens. Na vistoria veicular, foram localizados três macacos-prego desacordados, dentro de uma bolsa posicionada no assoalho do banco dianteiro.

Os suspeitos confessaram que capturaram os animais em uma área de mata em Ibitinga (SP) e que utilizaram aguardente para deixá-los inconscientes, com a intenção de vendê-los por R$ 500 cada em uma feira na capital paulista.
O Policiamento Ambiental foi acionado, elaborando seis autos de infração que totalizaram R$ 48 mil. Os animais foram encaminhados ao Instituto Belas Aves, em Limeira (SP), para receber cuidados veterinários. No setor administrativo de trânsito, os policiais também registraram autuações com base nos artigos 162, inciso I, e 164 do Código de Trânsito Brasileiro, recolhendo o veículo ao pátio.
Os dois homens foram levados ao Plantão Policial de Nova Odessa, onde prestaram depoimento e foram liberados.