A Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv) da Prefeitura de Americana, no interior de São Paulo, participou, na segunda-feira (8) e terça-feira (9), da capacitação do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) chamada “Fiscalização para Segurança Viária: Visão Zero e mudança de comportamento para salvar vidas”. Além do Detran, o curso também foi promovido pelo Sistema Estadual de Trânsito (Sistran), com apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) e do Global Road Safety Partnership (GRSP).
Americana foi uma das cidades selecionadas para o curso, que reuniu especialistas nacionais e internacionais para apresentar evidências, conceitos e ferramentas que auxiliam na tomada de decisão e no uso estratégico da fiscalização como instrumento de prevenção de sinistros. A cidade foi representada por Hevelyn Martins de Souza, da equipe de Educação no Trânsito.
Ao longo dos dois dias, os participantes receberam formação sobre temas essenciais da segurança viária, como panorama global e estadual, Sistema Seguro, policiamento viário baseado em evidências, fiscalização de fatores de risco (velocidade, álcool, capacete, cinto e retenção infantil), segurança ocupacional, operação de pontos de verificação e estratégias de comunicação.
Segundo o secretário adjunto de Trânsito, Marcelo Giongo, a participação de Americana na capacitação do Detran reforça o compromisso do município com políticas preventivas. “A capacitação traz conhecimento técnico atualizado e práticas que podemos aplicar diretamente no dia a dia da cidade. Investir na formação da equipe é investir na prevenção e na proteção de vidas no trânsito”, destacou.














