Na manhã desta sexta-feira (1), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Americana (SP) captura dois procurados após alarme, queixa pela Justiça em ações distintas, após alertas emitidos pelo sistema da muralha digital.
A primeira ocorrência aconteceu por volta das 9h, na Rua Sergipe. Um veículo Renault passou por uma das câmeras do sistema de monitoramento inteligente, acionando o alarme por estar vinculado a um foragido da Justiça. A equipe do Grupo de Proteção Ambiental (GPA) foi acionada e localizou o carro. Durante a abordagem e a consulta ao sistema, foi confirmado que o proprietário tinha um mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro de vulnerável, expedido pela Justiça da cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. O homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia de Americana, onde permaneceu à disposição da Justiça.

A segunda prisão ocorreu uma hora depois, às 10h, na Avenida Antônio P. Duarte. Outro alarme da muralha digital foi disparado quando um veículo Corsa passou por uma das câmeras. O carro foi localizado e abordado por equipes da GCM com apoio da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). Após verificação, foi constatado que o proprietário também era procurado, com mandado de prisão expedido pela Vara da Família da cidade de Umuarama, no Paraná. Ele também foi levado à Delegacia de Polícia e permaneceu detido.
As duas ocorrências contaram com apoio de equipes operacionais e foram encerradas com a condução e captura de dois procurados após alarme indicar dívida com a justiçados, presos foram levados ao sistema judiciário.