Na manhã desta sexta-feira (29), a Polícia Militar (PM) inaugurou a Cabine Lilás, um espaço de atendimento especializado para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, na sede do Comando de Policiamento do Interior-9 (CPI-9), sob o comando do Coronel Sabino localizada na Rua Américo Vespucio, no bairro Jardim São Luiz em Piracicaba (SP).
O projeto Cabine Lilás
O projeto, criado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e já em funcionamento desde março de 2024 no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) da capital e da Região Metropolitana de São Paulo, está sendo expandido para outras regiões do estado. No total, serão 38 sedes regionais da PM a receber a estrutura, o que garante abrangência a centenas de municípios paulistas, incluindo os 52 que fazem parte do CPI-9 em Piracicaba.
A Cabine Lilás funciona em espaço reservado e o atendimento é realizado exclusivamente por policiais militares femininas, que oferecem escuta qualificada, acolhimento humanizado e orientações jurídicas. As vítimas também podem registrar boletins de ocorrência de forma remota pelo aplicativo SP Mulher Segura, além de receber informações sobre canais de denúncia e redes de abrigos.
O serviço pode ser acionado diretamente pelo telefone 190, com atendimento diferenciado para casos de violência contra a mulher. A iniciativa busca minimizar o impacto psicológico das vítimas, criar um ambiente de confiança e fortalecer a rede de enfrentamento à violência doméstica e ao feminicídio.
Expansão
De acordo com a SSP, a expansão da Cabine Lilás representa um grande investimento do Governo do Estado e reforça a importância de levar atendimento especializado a todas as regiões de São Paulo, garantindo que as mulheres se sintam ouvidas, amparadas e seguras para romper o ciclo da violência.