No final de semana deste sábado (15) e domingo (16), a Polícia Federal realizou uma série de ações no aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (SP), que resultaram na captura de seis criminosos procurados pela Justiça, na prisão de dois estrangeiros por tráfico internacional de drogas e na apreensão de passaportes — incluindo um documento falsificado.
Entre sábado e domingo, seis pessoas com mandados de prisão emitidos na Bahia, São Paulo e Goiás foram detidas no controle migratório do aeroporto, com crimes ligados a tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, exploração de loteria não autorizada, violência contra a mulher, associação criminosa, roubo e dívida de pensão alimentícia. Todos foram encaminhados às autoridades competentes.
Também no sábado (“15”), agentes da PF apreenderam dois passaportes. Em uma das ações, com apoio do Centro Especializado de Combate ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes (CTT) da Ameripol, um cidadão peruano foi preso ao apresentar passaporte falso ao tentar embarcar para Paris, na França. Em outra fiscalização, um passaporte chinês foi apreendido em cumprimento a ordem judicial relacionada a crimes tributários.
Ainda no sábado (15), a PF flagrou um passageiro paraguaio carregando quase um quilo de cocaína presa às pernas, identificada por scanner corporal. O homem embarcaria para Málaga, na Espanha, com escala em Portugal, mas foi preso por tráfico internacional de drogas no aeroporto.
As operações continuaram entre quarta (12) e quinta-feira (13), quando três criminosos procurados nos estados de São Paulo e Paraná foram detidos durante fiscalização migratória no aeroporto. Os mandados eram relacionados a furto qualificado, receptação e dívida de pensão alimentícia.
Na quinta-feira (13), durante fiscalização de bagagens despachadas, cães farejadores e equipamentos de raios-x indicaram suspeita em uma mala que seguiria para Paris. O passageiro, que tinha como destino final Hamburgo, na Alemanha, foi conduzido à delegacia da PF. Peritos identificaram mais de seis quilos de cocaína misturada a material semelhante a borracha na estrutura da mala. O homem foi preso em flagrante e apresentado à Justiça Federal.
Entenda as ações no aeroporto
A PF mantém equipes permanentes no Aeroporto Internacional de Guarulhos com foco em captura de foragidos, combate ao tráfico internacional de drogas, uso de documentos falsos e contrabando. As fiscalizações utilizam tecnologia de detecção, integração de sistemas de alerta e apoio de cães farejadores para tornar mais ágil a identificação de ilícitos.














